O Instagram é uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo. Pode ser uma vantagem para você se o seu trabalho envolve vendas, pois permite que você mostre seu negócio para um grande público e alcance mais leads ou desenvolva relacionamentos com seus clientes.

Essa mídia social pode te ajudar a ficar mais próximo do seu público e entender o que ele precisa e pensa sobre a sua empresa.

Por isso, é importante estar presente no Instagram para que seus clientes saibam que seu negócio é real.

Neste artigo vamos te mostrar como postar no Instagram, e o mais importante: 23 ideias sobre o que postar no Instagram, para manter seu público engajado com seu conteúdo e marca.

Como postar no Instagram

Postar em uma conta profissional do Instagram é fácil, é quase a mesma coisa criar uma postagem usando o Instagram em uma conta pessoal, o diferencial são as opções de vender e engajar a postagem, além disso, no Instagram profissional você pode ver as análises depois de postar no feed ou no story, enquanto em uma conta pessoal você não pode.

Deixe-me mostrar como postar no feed e nos stories do Instagram com algumas etapas:

Como postar no feed do Instagram

Como faço para postar no Instagram se eu tiver uma conta profissional no Instagram:

Passo 1: Clique em ‘’+’’ no topo da página

Passo 2: Selecione a foto que deseja postar em sua galeria e clique em avançar

Etapa 3: escolha seu filtro favorito

Passo 4: Coloque tudo o que puder aqui e compartilhe quando terminar tudo

Passo 5: Aqui está o seu post!

Como postar no Instagram Stories

Agora que você sabe como postar no Instagram feed vamos te ensinar a postar no Instagram Stories

Etapa 1: clique em ‘’+’’ no topo da página e selecione o story

Etapa 2: selecione sua foto da galeria

Etapa 3: compartilhe sua postagem

Você pode pensar: “Ok, legal”, mas eu não sou uma Kardashian. Como posso tornar minhas postagens interessantes para meu público? 

Para te ajudar, preparamos 23 ideias de posts com coisas para postar no Instagram. Esperamos que você goste e use alguns deles para o seu negócio.

instagram post with some likes

23 ideias de postagens no Instagram

Apenas uma postagem sem formas criativas de entreter seus seguidores não é o suficiente para fazer seus seguidores se tornarem fãs do seu negócio.

Você precisa pensar em diferentes maneiras de apresentar o que deseja envolver seu público sobre seu negócio e seus desejos,

Para ajudá-lo a aprender postar no Instagram e criar um relacionamento incrível com seus clientes e seguidores, segue algumas ideias para fazer seu público se engajar com seu conteúdo.

1. Comece com selfies

O Instagram é um lugar para se mostrar.Pessoas gostam de interagir com as pessoas. Não brilhe, toda vez que você não tiver ideia do que postar no Instagram.

Pensar primeiro: “Por que não posto uma selfie com algo espontâneo que estou fazendo neste momento?”

2. Faça bobinas

A função Reels podem ajudá-lo a criar vídeos curtos de até 15, 30 e 90 segundos de duração, com áudio, músicas populares, efeitos, localização, fotos, vídeos curtos… muitos elementos.

Ainda mais, depois de compartilhar seus vídeos, seu conteúdo vai para um feed diferente, a guia explorar.

Mais um bônus, o algoritmo do Instagram tende a priorizar novos recursos e formatos de conteúdo do Instagram, o que pode dar um impulso adicional à sua postagem.

3. Boas citações

Você pode tentar fazer boas citações em suas postagens, como mencionar uma frase famosa dita por uma pessoa famosa como Nelson Mandela, Michelle Obama, Budã etc. Esse tipo de postagem é bom para gerar mais compartilhamentos em seu conteúdo.

4. Produza vídeos com tutoriais

Mesmo um pequeno vídeo mostrando a seus seguidores como usar, cuidar ou configurar seu produto pode ser a melhor coisa para postar no Instagram, porque seus clientes podem se sentir ouvidos por você e sua marca e ser mais fãs de seu produto ou serviço.

5. Marque outros perfis

Uma postagem no Instagram fica mais forte com algumas marcações em outros perfis, pois pode atingir novos perfis para você. Pessoas que não conhecem sua marca, mas conhecem sua conta de tag em sua postagem no Instagram.

6. Trabalhe com outras contas

O upload do seu post pode ser mais interessante se você trabalhar com outras contas, pois hoje é possível trabalhar junto no Instagram.

A postagem do Ig pode mostrar dois perfis ao mesmo tempo, você só precisa convidar outra conta para colaborar com sua postagem, o mesmo local em que você pode marcar contas em sua postagem.

7. Faça perguntas no Instagram story

Se você está procurando coisas para postar em um Instagram story e uma maneira diferente de engajar seus seguidores, você pode tentar as perguntas e respostas. Responder às perguntas dos clientes no Instagram incentivará mais pessoas a fazerem perguntas e ajudará sua empresa a encontrar mais clientes.

Envolver mais pessoas no Instagram é essencial para o sucesso em sua mídia social, mas lembre-se que o limite para Instagram questões tem 2.200 caracteres, e a pergunta adesivo pode ser usada para compartilhar sua resposta como uma foto ou vídeo.

8. Responda seus seguidores

Lembre-se: quando alguém perder esse tempo para comentar, fazer perguntas, fazer uma conquista ou o que quiser na sua página do Instagram, você deve responder.

Isso é mais importante do que pensar em coisas boas para postar no Instagram, é preciso que seus seguidores confiem na sua marca, a recomendem e a vejam como referência no mercado de atuação.

9. Faça postagens em carrossel

Carrossel é mais do que publicar uma foto no Instagram; é uma forma de postar várias fotos ou vídeos em uma única postagem no Instagram. Seus seguidores podem rolar para ver todo o conteúdo que você selecionar.

Mas o que você posta no Instagram Carrossel?

  • Você pode mostrar várias maneiras de usar um produto ou serviço
  • Vários feedbacks de seus clientes
  • Uma série de fotos tiradas durante um evento
  • Tutoriais (passo a passo)

10. Tente um #TBT ou Throwback Thursday

Toda quinta-feira, você pode postar algo que aconteceu no seu negócio, uma promoção que você postou anteriormente e quer que seus seguidores lembram ou um evento do passado. Isso é hora de pensar em um bom conteúdo que mereça ser postado mais uma vez. Isto é como postar para Instagram e envolver seus seguidores com o mínimo de esforço.

11. Use hashtags em suas postagens

Seu upload de postagem pode alcançar mais pessoas se você usar hashtags, porque as pessoas no Instagram podem seguir as tags que são mais importantes para elas sem precisar seguir pessoas. É uma maneira diferente de filtrar perfis no Instagram por interesse individual.

Por isso, toda vez que você pensar em uma foto para postar no Instagram, procure por hashtags que tenham muitas buscas no Instagram.

12. Siga uma tendência nas mídias sociais

As tendências são a maneira mais inteligente de envolver as pessoas no Instagram, porque todo mundo está procurando postagens como essa no Instagram todos os dias. Se sua marca pode fazer parte de uma tendência, significa um post que todo mundo está postando também. O sucesso é garantido.

13. Publique os bastidores

Os bastidores são incríveis, porque as pessoas podem ver sua marca de uma forma humana, com falhas e registros. Pode ser semelhante a tutoriais que ensinam seus seguidores a preparar seu produto ou serviço. O importante é estar mais próximo do seu público, mostre o mundo real do seu negócio no seu post.

14. Que tal uma live?

Live no Instagram é uma forma interessante de chamar a atenção, e pode te ajudar a engajar seus seguidores, pois eles podem interagir com você em tempo real. Além disso, seus seguidores serão notificados quando você for ao ar.

Para melhores resultados com seu vídeo ao vivo, siga as sugestões:

  • Pergunte e responda questões;
  • Mostre o bastidor;
  • Mostrar novos produtos;
  • Anuncie para sua comunidade quando sua transmissão ao vivo acontecer (feed e story).

Você também pode postar o vídeo ao vivo em seu feed do Instagram depois, fornecendo conteúdo adicional.

15. Tente postagens sazonais

Todo mundo adora entrar no espírito natalino, não importa o feriado: Ação de Graças, Natal, Halloween etc. Aproveite isso e poste fotos no Instagram, criando postagens sazonais relevantes.

Observe quais eventos do ano são importantes para o seu negócio e use sua criatividade para aproveitar ao máximo a linha do tempo.

16. Um sorteio para seus seguidores

woman using cellphone in a coffee shop

Uma oferta é uma das melhores maneiras de envolver seus seguidores. Escolha algo relevante para seus clientes e ofereça um prêmio, mesmo que a população em geral não esteja interessada em você. Após o prêmio, todos estarão falando da sua marca e se emocionando com o resultado do prêmio no Instagram.

17. Faça um concurso

Os concursos são semelhantes a um prêmio, o objetivo ao final é que as pessoas falem sobre sua marca, e podem ser uma forte prova social ou conteúdo gerado pelo usuário, pois as pessoas podem postar sobre sua marca de forma espontânea.

18. Traga um pouco de diversão com gifs

As postagens do Instagram são mais atraentes com GIFs porque dão vida às postagens. É uma alternativa incrível quando você não tem tempo para produzir um vídeo e quer engajar mais nas suas postagens do Instagram.

Eles podem ser divertidos, algo sobre uma tendência sazonal, a criatividade com Gifs é incrível para seus seguidores.

19. Mostrar novos produtos

Para mostrar seus produtos você deve pensar em conteúdo de alta qualidade, fotos e vídeos porque é uma das maneiras mais fáceis de vendê-los no Instagram. Compartilhar conteúdo sobre seus produtos em toda a sua glória ajudará você a impulsionar as vendas e promover sua empresa em suas postagens enviadas para o Instagram.

Evite fazer com que pareçam anúncios; é melhor mostrá-los de maneira aspiracional e envolver seu público a fazer o mesmo em suas páginas, como a Starbucks sempre faz.

Lembre-se de que suas postagens de produtos ou serviços enviados para o Instagram devem envolver seu público desde a primeira visualização.  

20. Tente mostrar seu apoio a uma causa social

Escolha uma causa social que combine com o seu tipo de negócio e ajude no que puder, depois daquele post no Instagram. Isso faz com que seus clientes vejam que você está envolvido com a comunidade e entender que ser seu cliente significa que eles também estão ajudando as pessoas.

21. Mostre evoluções ou transformações

Antes e depois é uma boa forma de engajar seus seguidores, pois as pessoas adoram ver a evolução. A jornada do herói é basicamente o que torna os filmes de Hollywood famosos em todo o mundo e nas postagens do Instagram não é diferente.

Sempre que puder mostrar ao seu público uma evolução ou transformação sobre você, seus produtos ou serviços, faça isso!

22. Que tal transições em seus vídeos?

Transições são os efeitos que você pode usar em seus vídeos. Você pode experimentar a edição do Instagram para as transições ou apenas postar fotos no formato GIFs e ver seu público gostando mais do seu post do que de forma estática.

23. Solicite comentários em suas postagens

Para finalizar nossas 23 ideias, solicitar comentários em seus posts pode ser incrível para ver seu engajamento crescer depois de um publicar sobre Instagram. Você só precisa criar uma postagem projetada para motivar os usuários a contribuir e compartilhar.

Não é um negócio Instagram contexto; é apenas uma técnica chamada CTA – Call to action. Isso significa que você pode colocar frases como “Comente se você concorda” ou “Marque seu melhor amigo para compartilhar com ele” em sua postagem, por exemplo.

Conclusão

O Instagram é um lugar para mostrar sua criatividade, seguir tendências, interagir com seus clientes, construir sua marca, saber mais sobre seus clientes, pesquisar concorrentes…. As possibilidades são infinitas.

Mas lembre-se sempre de que postar no Instagram é mais do que apenas publicar. Isto é uma maneira de construir um relacionamento forte com aqueles que são importantes para você: seus clientes.

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Victoria Martins
Escrito Por
Victoria Martins
Social media e criadora de conteúdo especializada em estratégias de crescimento e engajamento no Instagram. Com mais de 7 anos de experiência e conhecimento comprovado, ajudo marcas e influenciadores a se destacarem na plataforma, também sou jornalista de formação e redator oficial do blog Follow Turbo.